Cinco homens foram presos na manhã desta quinta-feira (08) durante a Operação “Aposta Errada”, deflagrada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) por meio da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP). A ação é resultado de uma investigação iniciada em janeiro de 2025, após o registro de furtos em uma hidrelétrica no município de São Pedro do Iguaçu-PR e em uma Usina Fotovoltaica, em Linha Tapuí, em Toledo. Ao longo das apurações, os policiais identificaram a atuação do mesmo grupo criminoso em usinas solares também nas cidades de Toledo e Cascavel.
Segundo o delegado-chefe da 20ª SDP, Alexandre Macorin, o grupo é suspeito de furtar ao menos seis usinas solares no município de Toledo entre março e abril deste ano. Em uma das cenas do crime, um bilhete da Mega-Sena esquecido por um dos envolvidos foi determinante para a sua identificação. Os presos têm entre 25 e 55 anos. Quatro residem nos bairros Cascavel Velho e Interlagos, em Cascavel-PR, e um vive no Jardim Europa, em Toledo.
“As investigações revelaram que a quadrilha agia com organização, atuando durante a noite e madrugada. Cada membro tinha uma função definida, e o objetivo principal era furtar fiações elétricas das estruturas”, explicou o delegado-adjunto Rodrigo Baptista Santos.
O material era então queimado e vendido no mercado ilegal por cerca de R$ 37,00 o quilo. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 300 mil, conforme informou o delegado responsável pelo caso, Rodrigo Baptista dos Santos, que também destacou o andamento de novas diligências para localizar outros possíveis envolvidos e identificar empresas que atuam como receptoras desse tipo de material.
Alexandre Macorin, reforçou o compromisso da Polícia Civil (PC) em proteger áreas rurais, mesmo em regiões isoladas e com pouca vigilância, ressaltando a importância da integração entre as forças de segurança para o enfrentamento desse tipo de crime patrimonial. As investigações seguem em andamento.